Escolha uma Página

A luz correta deixar o ambiente mais agradável, a iluminação interfere diretamente no seu salão.
Depois de escolher o local, e o mobiliário a iluminação completará e decorar o ambiente.
Ter bons profissionais, com habilidades em fazer tudo que se espera de seu salão não é o suficiente para um salão de beleza ficar em destaque!
Existe outro fator para ser levado em conta, muito importante: a iluminação.

Saber escolher a iluminação para salões de beleza é uma decisão importante para o sucesso do seu negócio.

Realizar todos os serviços como: tingimento (depende de ver as cores) manicure (depende de ver as cores), penteados, maquiagens, (depende de ver as cores) praticamente tudo depende de ver a cor correta e o tom acertado, por exemplo, temos que ter uma iluminação adequada a fim de evitar equívocos para não criar sombras indesejadas.

A luz correta deixa o ambiente mais agradável, a iluminação interfere diretamente no seu salão.

Lustres na recepção, sempre dão um ar elegante, embutidos nos tetos, luminárias pendentes, arandelas, colunas, e muitos tipos de peça que seu ambiente e seu projeto peçam, vão dar um ar muito mais bonito e ficar bem iluminado.

Não esqueça de iluminar pontos específicos da decoração, como pinturas, estatuas ou vasos em destaque. Isso valorizará o ambiente.

Além da habilidade dos profissionais, é necessário que o salão de beleza tenha uma ótima iluminação, pois somente desta forma será possível que o cliente e o profissional consigam enxergar todos os detalhes sem que venha ocorrer qualquer tipo de equívoco.

Estudos mostram que ambientes bem iluminados tem maiores taxas de retorno de seus clientes.

Tipos de Lâmpadas:
As Lâmpadas com tecnologia LED são o que há de mais moderno e eficiente em iluminação. São econômicas, duráveis e existem em praticamente todos formatos, Bulbo LED, Lâmpadas PAR20/3038, Lâmpadas AR70/111, dicroica MR11 e MR16, tubo LED 9/18/36W, G9, Spots com LED incluso, Plafons LED de embutir ou sobrepor, luminárias, e muito outros modelos.
A norma técnica NBR estabelece que salão de cabeleireiro no geral deva variar entre 150 a 300 lux, porém em áreas onde o profissional tenha que executar atividades que exigem maior precisão, estes lux devem aumentar, variando de 500 a 800 lux.

Iluminação por atividade:
Iluminação da área de lavagem dos cabelos, neste local a iluminação intensa não é muito recomendada, deve ter apenas uma luz suave, bem iluminado, mas sem ofuscar, peças com vidros foscos e acrílicos leitoso são recomendadas, pois na lavagem nenhum cliente gosta de ter um foco de luz em seu rosto.

Iluminação da área de manicure/pedicure:
Nesta área e necessário que a luz seja bem mais forte por volta de 800lux, é muito importante que a iluminação seja bem clara, a ponto de proporcionar um acabamento na pintura das unhas.

Iluminação da área de maquiagem e tinturas:
A mesma deve ser muito bem iluminada volta de 800lux a 1000lux, ver lampadas de iluminação precisa e para que isso ocorra é necessário o posicionamento correto da iluminação, pois somente assim o profissional conseguira um resultado perfeito de seu trabalho.

Iluminação para Sala espera, Secretaria e Recepção:
Área de luz suave quente 3000k, luz indireta, para as pessoas descansarem e relaxarem enquanto esperam sua vez. Luz focada no balcão, como pendentes decorativos ou peças que se harmonize com o ambiente, boa luz, mas sem exagerar.

Iluminação do grande Salão:
Esta área costuma ser a maior, normalmente nesta área estão os profissionais e seus clientes, cortando e penteando, deve ser bem iluminada com peças que dão um grande realce, marcam sua presença, mas com muito cuidado para que iluminem bem, podem ter peças auxiliares como, spots de embutir, colunas, trilhos com vários spots, arandelas nos espelhos etc.